Projeto Coração

Histórico

A fim de dar apoio e desenvolver as crianças e adolescentes de baixa renda em vulnerabilidade foi criado o Projeto coração o qual prestava atendimentos em contra turno escolar com algumas modalidades de esportes e culturais, além de oficinas, reforços escolar, atendimento psicológico, odontológico, dentre outros, além de transporte escolar e refeições elaboradas por nutricionista.

A sede do Projeto acontecia na fazenda no Itapoá porém devido o alto índice de criminalidade e os diversos furtos dos quais desestabilizaram o Projeto o mesmo foi transferido em 2018 para sede de Taguatinga/DF atendendo a crianças e adolescente de 12 aos 17 anos oferecendo atividades Esportivas e culturais, além de atendimento psicológico e assistência social.

O objetivo principal do Projeto Coração é atuar na área de assistência social, educação, esportiva, cultural e saúde, proporcionando o bem estar da criança e da sua família e colaborando na promoção da sua melhoria de vida. Parte dos recursos para a manutenção do provêm de doações de pessoas físicas e jurídicas privadas.

Atualmente o Projeto Coração presta serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Região Administrativa de Taguatinga Norte, proporcionando proteção especial para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos por meio de esporte e cultura, visando “ampliar as trocas culturais e vivências, desenvolver sentimento de pertença e de identidade, fortalecer os vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária”. O mesmo é mantido com recursos próprios sem ajuda governamental.

Horário de atendimento:

NOTURNO: 18h às 22h

As atividades acontecem de segunda a sexta-feira.

Atividades Desenvolvidas

Atuamos no intuito de despertar a consciência da sociedade, fazendo-a perceber que com sua contribuição podemos mudar a realidade das crianças que atendemos e colaborar para que suas famílias ampliem sua visão de mundo e de sociedade. A Sociedade do Amor em Ação tem como ênfase realizar atividades com crianças e adolescentes carentes, ajudando-as no desenvolvimento moral e social. Ofertamos atualmente as crianças e adolescentes do Projeto Coração as seguintes atividades:

Palestras

Realizamos palestras educativas na área de Assistência Social, Nutrição e Saúde para crianças, adolescentes pais e responsáveis;

Acompanhamento Psicológico e Social

Com ajuda de voluntários nas áreas de psicologia e assistência social foi realizado acompanhamentos semanais com as crianças e adolescentes do Projeto, a fim de melhorar o relacionamento interpessoal e garantir os direitos humanos da sociedade e da justiça.

JIU JITSU

Foi ofertado aulas de Jiu Jitsu as nossas crianças e adolescentes a fim de conceder uma nova perspectiva de vida por meio da pratica esportiva promovendo igualdade social, onde o direito ao lazer, cultura, saúde integral e educação serão respeitadas.

A prática do esporte tem a prerrogativa de focar e solucionar as necessidades e as exigências de melhorar o condicionamento físico, reunindo evolução em vários outros aspectos, de cunho psicológico, sem contar com a reflexão da importância da pratica em fase atual ascensão do esporte no cenário nacional e internacional. Cabe ainda enfatizar a possibilidade real que o projeto social tem, de incluir socialmente todos os tipos de pessoas, bem como portadores de necessidades especiais, incluindo os em cenário educacional e não só esportivo.

Estudos comprovam que pelo menos 80% das crianças atendidas em algum projeto social tema média escolar aumentada, avançada para as próximas series escolares. O projeto visa afastá-los do risco de envolvimento e convívio com as práticas de trabalho infantil, uso de drogas, criminalidade, violência doméstica e abuso sexual, durante o período em que permanecem no projeto ou na escola.

Contribui para:

  • Controle muscular;
  • Aperfeiçoamento do reflexo;
  • Desenvolvimento do raciocínio;
  • Equilíbrio mental;
  • Reforço do caráter e da moral;
  • Fortalecimento da alta-confiança;
  • Respeito aos companheiros;
  • Desenvolvimento motor;

Ambiente: espaço com tatame com espessura de 30 ou 40 milímetro

Música - (Harmonia, Melodia e Percussão)

Foi ofertado às crianças e adolescentes do Projeto Coração a introdução à música com objetivo de promover à cidadania, a sensibilidade, as habilidades artísticas e intelectuais dos adolescentes, utilizando os valores que o conhecimento musical traz, como trabalho em equipe, respeito mútuo e portfólio cultural, além de desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e o espírito crítico do jovem.

Ambiente: Sala com os instrumentos musicais e cadeiras

Ritmos e Movimento

Foi ofertado as crianças e adolescentes aulas de dança. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.

Ambiente: espaço com espelhos e som.

Capoeira

Foi ofertado aulas de capoeira para crianças e adolescentes do Projeto Coração utilizada pedagogicamente para o desenvolvimento psicomotor tais como: - Estimula e desenvolve aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo; - Desenvolve as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor; - Propicia o desenvolvimento das qualidades físicas, objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico; - Estimula a capacidade de expressão individual por meio de movimentos criativos; - Contribui para a formação e desenvolvimento de hábitos salutares; - Favorece a socialização; - Desenvolve o gosto pela música e as criatividades relacionadas ao meio instrumental e pela própria necessidade para o desenvolvimento dessa qualidade; - Igualdade de participação entre meninos e meninas sem faixa etária específica.

Ambiente: Espaço ao ar livre ou fechado

Arte/pintura

Foi ofertado aulas de Artes e pintura para crianças e adolescentes do Projeto Coração. Artes têm um papel muito importante na formação integral do aluno, já que são capazes de transformar o estudante por meio da magia, da fantasia, da descoberta e da aventura, possibilitando o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade.

Ambiente: Sala com mesas e cadeiras, pincel, tintas coloridas, papeis diversos, tesoura, cola, tela, argila etc.

Reforços e acompanhamento escolar

Foi ofertado reforço e acompanhamento escolar para adolescentes do Projeto Coração a fim de ajudar estudantes a compreender tópicos que não entendeu e melhorar seu desenvolvimento escolar.

Ambiente: Sala com mesas e cadeiras.

Alimentação Saudável

Servimos lanches e jantar acompanhado por Nutricionista, no inicio e final das atividades. Sempre com alimentos variados ricos em nutrientes a fim de desenvolver hábitos alimentares sadios nos alunos e conscientizá-los da importância de uma boa alimentação regrada e nutritiva para que tenham boa saúde, e alimentos divertidos e saborosos que buscaram alegrar o paladar das crianças desta idade.

Cardápio

Os cardápios são confeccionados pela nutricionista respeitando as referências nutricionais, os hábitos alimentares pautando-se na sustentabilidade, sazonalidade aceitação das crianças e incentivo de novos sabores, prezando sempre pela qualidade nutricional, e são acompanhados pela Secretaria de Educação e enviado aos pais semanalmente nas agendas.

Recursos Financeiros

Parte dos recuso provêm de doações mensais de pessoas físicas e jurídicas que já conhecem o trabalho da nossa instituição , e também através do sistema de telemarketing onde fazemos à divulgação do projeto e adquirimos colaboradores frequente que contribui com o que podem.

O Programa MESA BRASIL (SESC) também estará conosco doando frutas, legumes, alimentos secos e também realizando encontros de orientações nutricionais além de treinamento com funcionárias que trabalham diretamente com o preparo dos alimentos.

A parceria com a CEMA (Central de Medidas Alternativas) que nos direciona alimentos e prestador de serviços que colaboram muito com o atendimento diário das crianças em vários âmbito

Recursos Humanos envolvidos no Projeto Coração

Para a realização desse trabalho, a Sociedade do Amor em Ação conta com membros da sua equipe profissional que trabalham na direção dos objetivos a serem alcançados imbuídos por uma grande força de vontade e espírito participativo. A instituição não ocupa área pública.

Contamos com apoio de 09 funcionários e voluntários.

- Administração: 01

- Diretora: 01

- Coordenadora Pedagógica: 01

- Professoras: 04

- Psicóloga: 01

- Assistente Social: 01